
RESUMO X RESENHA
RESUMO
Texto que destaca as ideias essenciais de um texto-base; uma apresentação concisa e seletiva de um artigo, obra ou qualquer outro documento, contendo, necessariamente, as palavras de quem está resumindo. O resumo não é 'colagem' de fragmentos. Pode ser:
INDICATIVO OU DESCRITIVO: Não dispensa a leitura do texto-base. Faz referências às partes mais importantes do texto original, da forma mais objetiva possível, e descreve o propósito do texto, em linhas gerais, com frases curtas, objetivas e sintéticas.
INFORMATIVO: Pode dispensar a leitura do texto original. Contém as informações mais importantes do texto, informando o conteúdo e as ideias principais do autor. Não contém comentários, nem formula críticas. Pode conter as palavras do autor, desde que seja entre aspas. Apresenta, ao final do texto, as palavras-chave do texto original.
CRÍTICO: Resumo que formula julgamento sobre o trabalho. Além de ressaltar, de forma objetiva, as ideias principais do autor, emite opinião crítica/comentário acerca do texto-base.
COMO RESUMIR?
Primeira leitura: esboço do plano geral do texto, destacando as palavras-chave. Segunda leitura: procure responder às perguntas - De que trata o texto? Quais as ideias principais? Sublinhe as ideias mais importantes. Se necessário, realize uma terceira leitura, para aprofundamento do conteúdo. Observe a estrutura do texto, identificando as ideias de consequência (em consequência, por conseguinte, portanto, por isso, logo, em decorrência disso, entre outras expressões), de adição (e, da mesma forma, do mesmo modo, entre outras) e de oposição (porém, entretanto, mas, por outro lado, contudo, entre outras). Antes de começar a escrevê-lo, indique as referências bibliográficas do texto original.
RESENHA
Trabalho de síntese que formula julgamento sobre o texto original. Faz uma avaliação sobre a obra, apresentando suas linhas básicas, analisando-a. O resenhista precisa ter uma opinião formada sobre o objeto de análise, sustentando suas considerações com evidências extraídas da própria obra e/ou de outras obras. Abrange as reações, impressões e opiniões a respeito do assunto que analisa, envolvendo, não somente o resumo ou descrição do texto, mas um julgamento sobre o que está sendo analisado. Difere do resumo, pois exige maior subjetividade (sentimentos do autor, impressões pessoais, receptividade/rejeição, afirmações do tipo 'gosto'/ 'não gosto') e senso crítico de quem a elabora.
Em uma resenha crítica deve haver: Referências bibliográficas da obra, credenciais do autor (histórico, obras produzidas etc), resumo do conteúdo da obra, apreciação crítica e conclusões do autor.
